Nossa História – Entrevista com o Sr Séger Marca, o “Seu Chico”
Conheça os principais fatos que marcaram a trajetória da Tertúlia, desde os tempos em que a família Marca morava no Rio Grande do Sul, até sua chegada à Santa Catarina, conhecendo uma história de quem sempre se dedicou em produzir erva-mate de qualidade! Você precisa ler isso!
Blog Tertúlia: O senhor poderia nos contar a história da Tertúlia?
Chico: A história da família Marca, de Ernesto Marca, meu pai, é muito bonita e interessante. Ele sempre trabalhou com erva-mate, desde quando morava no Rio Grande do Sul, no município atual de Áurea, que naquela época era distrito de Gaurama, no Alto Uruguai. Foi vereador na primeira gestão de Gaurama, sempre sendo uma pessoa trabalhadora e com espírito empreendedor.
Na década de 1950, buscando novas oportunidades, resolveu vir para Santa Catarina, onde procurou muitos lugares e acabou encontrando um terreno na região da Encruzilhada Ouro, localizado no distrito de Jaborá. Este terreno se chamava carijo, pois tinha instalado na propriedade um pequeno barbaquá, tempos em que a erva-mate era cancheada de forma artesanal, com moenda tocada a cavalo.
Pra quem não sabe o que significa barbaquá, é o forno onde fazíamos o fogo para sapecar a erva-mate. O calor do forno era transmitido até o carijo por meio de condutores. No carijo arrumávamos todos os ramos de erva-mate em uma armação de varas para que fossem dessecados e só depois levados à moenda tocada a cavalo para serem transformados em erva-mate cancheada.
Então, em 1959 meu pai acabou comprando este terreno e em 1960 mudou-se com toda a família. Eu tinha 4 anos de idade quando viemos para cá e me lembro que não tinha energia elétrica, nem telefone, e assim foi por muitos e muitos anos. Na época a gente se virava sem muitos recursos.
Ao instalar-se na propriedade, meu pai deu uma “arrumadinha” naquela pequena indústria de erva-mate, o barbaquá. Era muito trabalhoso tocá-la, pois o serviço era totalmente braçal. Virávamos as noites trabalhando pra fazer o sapeco da erva e depois carregá-la nas arapucas, e a família toda ajudava. Lembro-me que ficávamos com o corpo todo coberto com o pó da erva, apenas com os olhos de fora, mas era divertido, gostoso de trabalhar!
Caminhão com erva-mate. Maristela, Flávio e Chico Caminhão com erva-mate. Euclides Marca à direita Antigo Barbaquá – distrito de Áurea, Gaurama (RS)
Meu pai tocou a empresa até 1975, e com o tempo foi me instigando a dar continuidade ao trabalho. Aos 18, 19 anos iniciei o meu sistema de gestão e com o tempo fui construindo, desenvolvendo, realizando novos investimentos. Em 1979 fundamos a Ervateira Marca Ltda., e um fato que marcou essa trajetória foi quando trouxemos a energia elétrica, que inicialmente era monofásica, com pouca força, e só depois de algum tempo foi instalada a trifásica.
Com a chegada da eletricidade foi possível a realização de novos investimentos, novas máquinas, ou seja, estávamos em outro patamar de trabalho. Com a demanda crescente para o nosso produto, em 1983 foi instalado o primeiro secador mecânico, aumentando significativamente a produção de erva-mate cancheada.
No início vendíamos a erva-mate cancheada para ervateiras do Norte do Rio Grande do Sul e Centro-Oeste de Santa Catarina, que disputavam para comprar nosso produto, pois sempre fizemos, desde aquela época, produtos de qualidade, com muito carinho e cuidado.
Séger Marca (Chico) e Vlademir Marca (Duca) Plantio de erva-mate em consórcio com outras plantas
Com o negócio crescendo e novas oportunidades surgindo, tivemos a ideia e o desejo de criar a marca própria. O interessante é que os ervateiros me diziam: “Chico, toque um soque, moa a erva, que nós vamos te ajudar a vender. Você tem qualidade. Venda para nós e moa a sua erva.” Este carinho se dava pela relação que tínhamos com nossos clientes, algo que mantemos até hoje, que é a seriedade e honestidade com todos, sejam clientes, fornecedores, colaboradores, enfim, todos que fazem parte da cadeia produtiva.
Pois bem, em 1987 lançamos no mercado a marca Tertúlia, nosso primeiro produto beneficiado. Fizemos novas instalações para a moagem da erva-mate e o sonho estava se concretizando, ou melhor, apenas começando! Escolhemos o nome Tertúlia pelo significado que ele tem, e como sabemos pela tradição, tomamos um chimarrão na companhia de amigos, familiares, momento em que dialogamos, trocamos ideias, refletimos sobre a vida. E Tertúlia é isso, é você se reunir com as pessoas que ama, com quem trabalha e convive para trocar ideias, e nesta roda de amigos não pode faltar um saboroso chimarrão!
Começamos a vender a Tertúlia em nossa região e algumas regiões do Rio Grande do Sul, mais especificamente nas regiões de Planalto e grande Porto Alegre. Devido a qualidade e todo o cuidado aplicado na produção, a marca foi se expandindo e atualmente ela chega a todos os estados brasileiros e alguns países no exterior. Nos anos 2000 também iniciamos a fabricação do tereré, com a marca Mate Frio, que acompanha a Tertúlia por onde ela vai.
Uma coisa que sempre levo comigo e falo para meus filhos é que o maior sucesso da marca é o que está dentro do pacote, dentro da cuia. Quando criamos um nome, a responsabilidade aumenta e sempre temos que ter carinho e amor em tudo o que fazemos. Sempre, pois conquistar o cliente, nossa maior riqueza, leva muito tempo. E se você fizer esse trabalho com dedicação, ele se tornará seu amigo, um cliente amigo!
Além de todo esse cuidado no processo de fabricação e o respeito com as pessoas, praticamos uma gestão sustentável em nossos reflorestamentos de erva-mate. Plantamos árvores nativas e frutíferas, reconstituímos riachos e nascentes, preservamos matas existentes, realizamos a cobertura verde do solo, cuidamos dos animais, enfim, realizamos diversas atividades que garantem o ciclo da natureza, pois sabemos que tudo o que fazemos por ela, ela nos devolve, e o resultado disso é uma matéria-prima de excelência. Isso fará a diferença no momento de tomar o seu chimarrão. Sabemos que o chimarrão, por ser um produto totalmente natural, às vezes pode ter alteração na cor e no sabor, pois a natureza é assim, faz parte do ciclo da planta, mas o importante é que estamos sempre empenhados em produzir o melhor produto aos nossos clientes.
Hoje continuamos expandindo a empresa com investimentos em novas áreas de reflorestamento, aplicando essa gestão sustentável, como também em melhorias no processo de fabricação. Nos últimos anos podemos citar as novas máquinas embaladoras utilizadas na Tertúlia Alto Vácuo e Moagem Grossa, como também o sistema ATM (Atmosfera Modificada) empregado na Tertúlia Suprema, que preservam as propriedades da erva-mate por muito mais tempo. Também investimos no sistema de fechamento mais limpo para a Tertúlia tradicional e nas embalagens com zíper para o Mate Frio. Tudo isso que fazemos é sempre pensando nos nossos clientes, pois são eles que vão nos mostrando os rumos que temos que seguir, e esse processo de desenvolvimento nunca para.
Isso é a Tertúlia, é uma empresa que preza pela qualidade de seus produtos, pela satisfação de seus clientes e acima de tudo, une as pessoas em uma roda de chimarrão para fazer novas amizades, contar causos, refletir sobre a vida! E nos orgulha muito levar nossa marca, nossos valores e nosso conceito para tantos lugares, pois aqui está toda a nossa vida de trabalho!
Séger Marca (Chico) Séger Marca (Chico)