Dúvidas Frequentes
Reunimos aqui as dúvidas mais comuns dos clientes Tertúlia. Processo de produção, qualidade, armazenamento, onde comprar e muito mais. Aproveitamos e colocamos bastante conteúdo explicativo, você vai se tornar um expert em chimarrão! Inicie digitando uma palavra-chave para sua dúvida.
1. Os produtos da Tertúlia são naturais?
Sim, os produtos da erva-mate Tertúlia são todos naturais, inclusive os aromas que são utilizados no Mate Frio.
2. A Tertúlia utiliza açúcar?
Não utilizamos açúcar. A posição da Tertúlia é respeitar a fabricação de produtos 100% naturais, sem adição de açúcar ou quaisquer outras substâncias.
3. Porque minha erva-mate está amarelada ou com aparência de envelhecida?
Sendo um produto 100% natural a erva-mate pode sofrer variações de cor e sabor. Existem algumas situações especiais que podem favorecer essas alterações, tais como:
a) Em épocas de brotação, que tem início no mês de setembro (Primavera), é natural que o sabor fique um pouco mais acentuado, pois a planta está em pleno desenvolvimento, consumindo a maior parte dos seus nutrientes e podendo alterar o sabor do seu chimarrão. Mas fique tranquilo, isso faz parte do processo natural de renovação da natureza.
b) Por ser um produto natural, as embalagens que não usam a tecnologia a vácuo ou ATM (Atmosfera Modificada), preferencialmente devem ser consumidas dentro do período de 30 a 40 dias para que o seu chimarrão esteja saboroso e verdinho. A partir deste período a erva-mate começa a perder sua cor característica. Mas isso não significa que você não possa desfrutar o seu chimarrão, pois a erva-mate não estraga, apenas envelhece. Já os produtos embalados na tecnologia a vácuo ou ATM, a cor e o sabor são mantidos por mais tempo.
c) A erva-mate não pode ser armazenada em locais úmidos, exposta ao sol ou próxima de produtos que exalem odor. Muitas vezes, antes do produto chegar na gôndola, pode ter ficado em estoques que não garantem a manutenção da qualidade.
4. Porque os brasileiros consomem uma erva-mate mais nova, verdinha e de sabor diferenciado do que os uruguaios, argentinos e paraguaios?
A erva-mate é um produto que por característica tem uma validade muito longa. Isso ocorre no processo de produção ao realizar o “sapeco”, técnica onde a folha é exposta a altas temperaturas, fixando os nutrientes e retirando a umidade. Por esse motivo a erva-mate não estraga, mas envelhece. O processo de envelhecimento faz com que a cor se torne amarelada e deixe o sabor mais marcante. Tradicionalmente e historicamente falando, o chimarrão é consumido somente após a erva-mate passar por um período de “estacionamento”, justamente para conferir essas características mais marcantes.
Durante muito tempo os brasileiros consumiram a erva-mate chimarrão com as mesmas características de outros povos sul-americanos, mas devido a uma crise de abastecimento, quando o consumo superou a produção, o mercado se viu obrigado a diminuir o tempo de estocagem, cada vez mais, até o ponto em que a erva-mate era colhida e no mesmo dia seguia para o processamento. Esse processo mais rápido ofereceu uma erva-mate mais fresca e nova ao consumidor brasileiro, que aprovou o novo padrão de sabor, cor e aroma.
A erva-mate colhida e processada rapidamente possui uma cor verde predominante e um sabor diferenciado. Já os demais povos sul-americanos não passaram por esse processo e continuam com o gosto pela erva-mate mais envelhecida. Por este motivo você encontra grandes diferenças do produto quando entra em contato com a erva-mate dos países vizinhos.
5. Quais são os benefícios da erva-mate?
A erva-mate pode ser considerada um alimento quase completo, segundo informações do Anuário Brasileiro da Erva-Mate, 1999, Gazeta. Para conhecer todos esses benefícios acesse o link Benefícios da Erva-mate em nosso site.
6. Qual a diferença entre as tecnologias Tertúlia Alto Vácuo e a Tertúlia Suprema ATM (Atmosfera Modificada)?
Em ambas as tecnologias o oxigênio é retirado de dentro da embalagem para que as características naturais do produto sejam preservadas por mais tempo. A diferença é que na erva-mate Suprema, por meio da tecnologia ATM, é inserido nitrogênio, dando um toque mais suave e macio ao pacote e acrescentando uma dose a mais de manutenção dos nutrientes.
Você vai perceber que na Tertúlia Alto Vácuo o pacote é de consistência mais firme, enquanto que na Suprema a erva-mate fica soltinha. Ocasionalmente algumas embalagens da Suprema podem ficar um pouco mais firmes. Isso ocorre porque durante o processo de transporte o produto pode ser submetido a diferentes temperaturas.
7. Qual a diferença entre a Tertúlia e o Mate Frio?
A planta que dá origem aos dois produtos é a mesma, a Ilex paraguariensis. A diferença é que o chimarrão é consumido com água quente e o Mate Frio com bebidas geladas.
No Mate Frio, para que o sabor seja percebido a erva-mate é estacionada por alguns meses, deixando o sabor do seu tereré mais acentuado. Quanto mais velha for a erva-mate, melhor será o sabor. Já para o chimarrão, a erva-mate é imediatamente processada e envasada, garantindo uma cor verdinha e um sabor fresquinho. Chimarrão é Tertúlia e tereré é Mate Frio.
8. Qual a temperatura ideal para o meu chimarrão?
A temperatura ideal para o seu chimarrão é entre 65ºC e 70ºC, pois garante, por meio da infusão, uma melhor absorção dos nutrientes e benefícios da erva-mate.
9. Como armazenar a erva-mate após abrir o pacote?
Para conhecer nossas dicas de conservação acesse a página Dicas neste link