-
A história da Tertúlia vai muito além do fato de ser uma empresa com grande tradição em seu DNA, mas também por contar inúmeros causos marcados por dedicação, esforço e carinho de uma família que sempre acreditou que, com honestidade e perseverança, é possível alcançar o sucesso.
Tudo começou no Rio Grande do Sul, onde hoje é o munícipio de Áurea, lugar onde vivia a família Marca. Tendo como protagonista desta história, seu Ernesto Marca, no início o trabalho era dedicado à erva-mate cancheada. Foi nos anos 1950 que surgiu a ideia de se buscar novos horizontes...
-
Era 1959 quando a família Marca chegava em Santa Catarina, na região da Encruzilhada Ouro, local coberto de ervais de excelente qualidade.
A curiosidade dessa região é que se trata de uma tríplice fronteira entre as cidades de Joaçaba, Ouro e Jaborá. Naquela época, Jaborá ainda era distrito de Joaçaba, emancipando-se em 1963.
-
Até então, a empresa operava com a denominação Firma Individual Ernesto Marca. Foi no ano de 1979 que se fundou a Ervateira Marca Ltda., que trabalhou com erva-mate cancheada até 1986, atendendo a diversas ervateiras da região do Meio-Oeste de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul, e a partir daí o sonho nunca mais parou de crescer...
-
Devido à qualidade da erva-mate cancheada produzida e ao grande desejo de se criar um produto próprio, em 1987 a Ervateira Marca lançou no mercado seu primeiro produto beneficiado, com a marca Tertúlia. O nome não podia ser outro, já que a palavra tem um significado muito apropriado. Tertúlia significa a união de amigos e familiares em uma roda de conversa.
-
Desde o primeiro produto, a história da Tertúlia, sempre baseada em foco na qualidade e sustentabilidade, ganhou mais notoriedade. Nos últimos anos, além de aumentar consideravelmente o plantio em terras próprias, recuperando áreas degradadas e transformando-as em novas florestas, muitos investimentos em tecnologia foram realizados, desde os cuidados com o solo e a poda das árvores, até os sistemas de embalagem com tecnologia ATM e Alto Vácuo, além das embalagens com Zíper para o tereré Mate Frio.
A Tertúlia é sempre pioneira em inovar, sendo reconhecida por agregar tecnologia e qualidade com uma gestão consciente, mostrando que é possível produzir e respeitar a natureza, tudo ao mesmo tempo!
-
Atualmente a Tertúlia é responsável por um grande ciclo produtivo, envolvendo inúmeras empresas e famílias, desde produtores, colaboradores diretos e indiretos, fornecedores diversos, distribuidores, pontos de venda, parceiros comerciais e tantos outros espalhados por todo o Brasil. A qualidade dos produtos permitiu também a exportação para mercados exigentes, fazendo o nome reconhecido em outros países.
Todo esforço é recompensado pela fidelidade do consumidor, que não troca o trago leve, saboroso, sempre verdinho e cremoso, característico do chimarrão Tertúlia.