A cobertura verde do solo
Dentro do Ciclo Sustentável Tertúlia você já acompanhou em matérias anteriores os programas do Cultivo da Erva-mate em Consórcio com Plantas Nativas, (link: ) e também a Reconstituição de Riachos e Nascentes (link: ). Sem definir um grau de importância, já que todos os programas fazem parte do grande ciclo, vamos conhecer agora quais são os benefícios de implantar a Cobertura Verde do Solo.
Quando a natureza está equilibrada dentro de uma área geográfica, tudo prospera. A cobertura verde do solo ocorre naturalmente no solo da floresta, toda planta busca por um espaço ao sol e todo espaço é preenchido por diferentes variedades.
Quando buscamos respeitar todo o ciclo de vida da erva-mate, como é o caso do plantio das árvores de grande porte que geram sombra ou a manutenção de nascentes e riachos, é natural preservar também as plantas rasteiras. Nesse sentido, nos terrenos da Tertúlia, a cobertura é realizada com a distribuição de sementes de aveia, nabo e outras plantas desta mesma família. Após o primeiro plantio, sem haver qualquer colheita das sementes, essas plantas realizam seu próprio ciclo, crescendo, gerando suas sementes e com o tempo morrendo para renascer no próximo ciclo. Naturalmente não é preciso realizar novo plantio, pois as sementes caem ao chão e encontram as condições perfeitas para germinar e dar sequência a uma nova geração. Neste caminho, enquanto estão cheias de sementes acabam também alimentando diversos animais, que se beneficiam com a fartura, sejam eles insetos, roedores, pássaros ou até animais de maior porte, como cervos.
A cobertura verde do solo também beneficia diretamente a erva-mate, pois mantém a umidade no terreno, propiciando mais nutrientes para as folhas, e consequentemente, um chimarrão mais cremoso e saboroso. Outro benefício da cobertura verde do solo é a proteção contra a erosão, fator essencial para a qualidade do chimarrão, pois a erva-mate se adapta bem em terrenos inclinados.
Ainda podemos destacar os benefícios da regulação térmica, pois a cobertura verde diminui as oscilações bruscas na temperatura, reduz a germinação de plantas daninhas e serve de alimento para insetos diversos, que por sua vez, são alimento no próximo passo da cadeia alimentar, favorecendo o equilíbrio do ecossistema. Com todos esses benefícios ela acaba reduzindo os custos de produção.
Desta maneira, com a aplicação do programa da Cobertura Verde do Solo podemos assegurar que a indústria ganha, o consumidor ganha e principalmente, o meio ambiente é respeitado.
Para saber mais sobre os programas da Gestão Sustentável Tertúlia, acesse: https://tertulia.com.br/meio-ambiente/.
Fique atento também às redes sociais da Tertúlia, para saber quais assuntos vamos abordar nas próximas leituras. Nos vemos lá!
https://www.facebook.com/TertuliaBrasil | https://www.instagram.com/ervamatetertulia/.