Os benefícios que a erva-mate traz para a saúde
A Ilex paraguariensis, planta que dá origem à erva-mate, possui uma riqueza nutricional muito especial. Desde a chegada dos espanhóis e portugueses na América do Sul já é registrado o uso da planta pelos povos indígenas. Tribos de vários territórios que hoje compõem os países do continente já faziam uso da infusão das folhas, sugerindo os benefícios do seu consumo.
Os estudos modernos que começaram a comprovar a ciência indígena datam desde 1836, com a constatação de diversas substâncias resinosas e ácido tânico nas propriedades da erva-mate. Em 1843 os estudos continuaram e foi comprovado a presença da cafeína. Desde então, diversas outras substâncias foram descobertas, sobretudo as de origem antioxidante.
Antes de continuarmos a falar sobre os nutrientes é preciso destacar que a planta é uma espécie florestal Ombrófila e seletiva Hidrófila, da família Aquifoliaceae, isso significa que ela se desenvolve melhor em associação com o pinheiro Araucária, além de outras espécies como Imbúia, Pau-Marfim, Pinho Bravo, Canjarana e outras espécies nativas sulamericanas. É neste cenário de floresta onde a erva-mate consegue prosperar e gerar folhas maduras com maiores concentrações de nutrientes.
Com a evolução da química, novos estudos foram realizados e foi possível identificar uma composição extremamente complexa na erva-mate. Aparecem alcalóides, como a já citada cafeína, a metilxantina, teofilina e teobromina, taninos, vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (Alumínio, Cálcio, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganês e Potássio), glicídios (glicose, frutose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além da celulose, dextrina, sacarose e gomas. (VALDUGA, 1995; NEWELL, 1996, ANUÁRIO BRASILEIRO DA ERVA-MATE, 1999). Já outros estudos, realizados por VERONESE em 1944, também relataram a presença de legumina, albumina, teofilina, ácido fólico, clorofila, magnésio, manganês, entre outros elementos químicos.
São tantos benefícios que do ponto de vista farmacológico a erva-mate representa um importante auxiliar da saúde. Exemplo disso são as metilxantinas, que agem sobre o sistema nervoso central, cardiovascular, renal e digestivo.
Em futuras postagens vamos aprofundar mais este assunto, buscando aprender sobre cada um destes elementos presentes na composição da erva-mate, bem como seus benefícios para a saúde. Para saber um pouco mais agora mesmo, acesse este link https://tertulia.com.br/beneficios-propriedades/ e descubra outros benefícios que a erva-mate chimarrão e tereré trazem para a sua saúde.