A preservação de matas existentes
Continuamos a girar o Ciclo da Gestão Sustentável Tertúlia. Nesta parada vamos abordar o tema da Preservação de Matas Existentes. Mas, antes de continuar, dê uma olhadinha no que já falamos anteriormente, quando tratamos de outros programas ambientais:
O Cultivo da Erva-Mate em Consórcio com Plantas Nativas (clique aqui)
A Reconstituição de Riachos e Nascentes (clique aqui)
A Cobertura Verde do Solo (clique aqui)
As áreas de plantio de erva-mate da Tertúlia estão sempre em expansão, além do próprio crescimento do consumo do chimarrão e tereré, há também o cuidado com a qualidade. Para que a erva-mate tenha mais nutrientes, e assim seja um alimento mais completo, a Tertúlia optou por realizar a poda de sua plantação respeitando um ciclo de 2 a 3 anos entre uma e outra, dando tempo suficiente para que a planta se desenvolva e apresente uma folhagem mais densa e consistente. Naturalmente, esse respeito faz com que as áreas recém podadas fiquem estacionadas, aguardando o prazo de poda se renovar. O constante aumento da área de plantio é necessário para conseguir atender as demandas de consumo.
Isto acaba se constituindo em um ótimo cenário ambiental, pois como você tem descoberto, as áreas de plantio da Tertúlia são transformadas em florestas exuberantes.
Ao ser adquirido um novo terreno, todos os programas do Ciclo da Gestão Sustentável começam a ser aplicados, simultaneamente. Um dos principais é o estudo das plantas que já estão na terra, ou seja, a preservação das matas existentes. Independentemente do local onde estejam posicionadas, todas as árvores são mantidas, não importando sua espécie. Somente após esse mapeamento é que se realiza o estudo da posição solar, das fileiras de plantio de mudas e a abertura de estradas no meio da plantação para permitir o manejo adequado da erva-mate.
Essa mata que é preservada beneficia imediatamente a erva-mate, pois vai oferecer sua sombra para as mudas recém plantadas. As mudas de erva-mate não sobrevivem se estiverem expostas ao sol nos períodos mais quentes do dia.
Em pouco tempo, as novas áreas amadurecem o seu verde com as mudas de erva-mate crescendo, outras árvores nativas que também são plantadas, os cuidados com a cobertura verde do solo e com as nascentes e rios reconstituídos. Unindo terrenos adjacentes uns aos outros, as matas vão formando ou voltando a se transformar em florestas de Mata Atlântica renovadas.
Para saber mais sobre os programas da Gestão Sustentável Tertúlia, acesse: https://tertulia.com.br/meio-ambiente/.
Fique atento também às redes sociais da Tertúlia, para saber quais assuntos vamos abordar nas próximas leituras. Nos vemos lá!
https://www.facebook.com/TertuliaBrasil | https://www.instagram.com/ervamatetertulia/.