O plantio de árvores nativas e frutíferas
O Ciclo da Gestão Sustentável Tertúlia é um programa que visa a manutenção da natureza nas terras de plantio da erva-mate. Em um ecossistema equilibrado tudo funciona em harmonia e por isso é preciso pensar em cada detalhe com cuidado e carinho. Em artigos anteriores já demonstramos como cuidamos da água, do solo, das florestas e também dos animais, para completar este ciclo é que desenvolvemos o programa do plantio de árvores nativas e frutíferas.
Quando novas terras são adquiridas para o plantio de erva-mate, observamos qual é a quantidade de árvores nativas da região, desde as mais altas, como as araucárias, imbuias, cedros e ipês, até as frutíferas, de menor porte. Caso o terreno necessite de mais adensamento, seja para propiciar sombra ou alimento aos animais silvestres, inserimos mudas de diversas espécies.
As árvores frutíferas têm um papel fundamental dentro do ciclo de Gestão Sustentável, pois elas disponibilizam o alimento aos animais. Inicialmente são as abelhas, que retiram pólen das flores, então os pássaros se alimentam dos frutos, também roedores, répteis e mamíferos, como cutias, lagartos e tatus, sem falar dos cervos, que já estão presentes em grande quantidade nos terrenos da Tertúlia. Estes animais, por sua vez, permitem o ressurgimento dos caçadores, como é o caso da jaguatirica.
Entre as árvores frutíferas, damos preferência para os frutos silvestres, a pitanga e amoras são ideais para pássaros e cervos. Outras árvores maiores, como as ameixas amarelas também se fazem presentes. Jabuticabeiras e pessegueiros completam esse ambiente, junto com coquinhos Jerivá, entre outras espécies. Por fim, árvores de frutos cítricos também compõe esse ambiente, como as laranjeiras, bergamoteiras e limoeiros.
Após servirem como alimento, é natural que os animais espalhem as sementes por onde andam ou voam, contribuindo para o adensamento da floresta. Os frutos não consumidos se decompõem no solo, sendo um adubo cheio de minerais totalmente natural.
Com o programa do plantio de árvores nativas e frutíferas encerramos o Ciclo da Gestão Sustentável Tertúlia. E se você, caro leitor, sentiu vontade de conhecer de perto a maravilha das florestas onde se cultivam a erva-mate do seu saboroso chimarrão, entre em contato e venha nos visitar, será uma satisfação recebê-lo.
Para saber mais sobre os programas da Gestão Sustentável Tertúlia, acesse: https://tertulia.com.br/meio-ambiente/.
Fique atento também às redes sociais da Tertúlia, para saber quais assuntos vamos abordar nas próximas leituras. Nos vemos lá!
https://www.facebook.com/TertuliaBrasil | https://www.instagram.com/ervamatetertulia/.