As vitaminas que você encontra na erva-mate
Já falamos sobre café e vinho aqui nas Novidades da Tertúlia, agora chegou a hora de falarmos de vitaminas (aquelas clássicas bebidas batidas no liquidificador com frutas e leite, que todo mundo adora e fazem muito bem a saúde!). Se você não está entendendo a relação que esses assuntos tem entre si, dá uma olhada nas postagens anteriores para descobrir que o chimarrão é muito mais do que parece. Acesse: https://tertulia.com.br/novidades/
Desde que explicamos os motivos pelos quais a erva-mate é um alimento praticamente completo em postagens anteriores, vamos construindo uma árvore de conhecimento descobrindo cada elemento que confirma essa afirmativa. Chegou o momento de conhecermos mais sobre as vitaminas presentes no chimarrão e no tereré e também em diversos outros alimentos.
Segundo o Anuário da Erva-mate (1999), as vitaminas presentes na erva-mate são: A, B (B1 e B2), C e também a vitamina E.
–> Vitamina A: Essa vitamina é mais facilmente encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, ovos e leite, já nos vegetais, como a Ilex paraguariensis, planta que dá origem a erva-mate, ocorrem em forma de carotenóides. Os carotenóides são substâncias precursoras de vitaminas, ou seja, após a entrada no organismo se converterão em vitaminas, neste caso, a vitamina A. Todas as vitaminas são importantes para o correto desenvolvimento e manutenção das funções do organismo, no caso da vitamina A, sua falta acarreta em deficiências relacionadas as estruturas epiteliais de diferentes órgãos, como a visão, boca, estômago, garganta e sistema imunológico. Por isso, o consumo de chimarrão diariamente ajuda na proteção de diversas doenças, ao colaborar na manutenção do sistema imunológico, além de combater os radicais livres, já que uma característica da vitamina A também é ser antioxidante.
–> Vitaminas do complexo B (B1 e B2): Já as vitaminas do complexo B são importantes para o correto funcionamento do metabolismo. Elas interagem como coenzimas nas reações de catabolismo de nutrientes, o resultado é a produção de energia, indispensável para o organismo e bem-estar. A vitamina B não é sintetizada pelo organismo, ou seja, é necessário obtê-las via alimentação. No caso da B1 (Tiamina) é facilmente encontrada em suco de laranja, ervilhas, nozes, frutos do mar, arroz, iogurte, abacate, entre outros. Já a B2 é obtida em fígado de animais como boi, galinha e peru, farelo de aveia, ovos, entre outros, e é claro, também na erva-mate.
–> Vitamina C: Essa vitamina é conhecida por ser bastante utilizada quando se busca a prevenção de doenças gripais, mas ela também tem função benéfica na formação de fibras colágenas e na absorção de ferro. Também conhecida como ácido ascórbico, é naturalmente encontrada em alimentos cítricos e possui função antioxidante. Nosso corpo não possui um “estoque” na quantidade necessária de vitamina C, devido sua característica hidrossolúvel e por não ser sintetizada por ele, por estes motivos seu consumo deve ser diário.
–> Vitamina E: Também conhecida como Tocoferol, essa vitamina atua sobre a pele e os cabelos, além de ter um papel antioxidante, protegendo a membrana das células. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a evitar problemas cardiovasculares. É encontrada em vegetais verde-escuros, como espinafre, agrião, couve e rúcula, em sementes oleaginosas, óleos vegetais, erva-mate e gérmen de trigo.
Por fim, é importante saber que toda vitamina deve ser consumida de maneira adequada, o excesso de vitaminas, assim como sua falta, também causa problemas ao organismo, o ideal é buscar uma alimentação saudável e balanceada, onde todos os grupos de vitaminas possam ser consumidos. Para saber se você possui deficiência em alguma vitamina é necessário buscar auxílio médico e realizar exames periódicos. O que podemos afirmar com certeza é que o consumo diário de chimarrão ou tereré só traz benefícios ao corpo e a mente, ajudando com o fornecimento das vitaminas A, B, C e E para a saúde e bem-estar.
Uma maneira divertida e inovadora de consumir erva-mate é utilizá-la para preparar diversas bebidas e pratos muito saborosos. Se para você isso é uma novidade, acesse este link https://tertulia.com.br/receitas/ e conheça uma gastronomia única. De talharim, esfiha e pão, até trufas, bolo e panetone, tudo pode ficar mais gostoso e saudável com erva-mate!
Para saber mais sobre os benefícios da erva-mate acesse o link https://tertulia.com.br/beneficios-propriedades/ no site da Tertúlia, aproveite e navegue por nossa loja virtual, repleta de ótimos produtos e acessórios para chimarrão e tereré. Continue nos acompanhando nas redes sociais: https://www.facebook.com/TertuliaBrasil https://www.instagram.com/ervamatetertulia/
Em breve vamos falar mais sobre outras características da erva-mate.