As proteínas presentes na erva-mate
Você sabia que alimentos vegetais também são fontes de proteína?
As proteínas são macromoléculas presentes em todos os tipos de células. São responsáveis por diversas funções fundamentais para o bom funcionamento do corpo, entre elas:
- Fornecimento de energia;
- Estruturação da célula;
- Catalisador de funções biológicas,
- Regulação de processos metabólicos;
- Armazenamento e transporte de substâncias;
- Construção e reparação dos tecidos e músculos;
- Defesa do organismo;
- Produção de hormônios e neurotransmissores.
Para quem curte fazer exercícios, principalmente a musculação em academias, ou está passando pelo processo de emagrecimento, em que é orientado o início de exercícios de força para a perda mais acentuada de calorias, já sabe que as proteínas são grandes aliadas para o bom funcionamento do corpo e aumento de massa muscular. Além dos suplementos alimentares, é comum a ingestão de alimentos mais ricos em proteínas, e neste caso, os campeões são as carnes. Por outro lado, também é possível ingerir proteínas com base em vegetais. Mas, é preciso entender mais sobre isso para não ocorrer a falta de proteína na dieta.
Primeiramente precisamos saber que as proteínas são formadas pela ligação de aminoácidos, no total são 20 aminoácidos que formam todas as proteínas, compostas a partir de variados tipos de ligação. Em todas elas existem a presença de pelo menos carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio.
Entre os tipos de proteínas temos as formadas por aminoácidos essenciais e não essenciais. O primeiro grupo corresponde aos aminoácidos que o corpo humano não é capaz de sintetizar, e por isso precisa ser ingerido por meio de alimentos, já os não essenciais são aqueles que o corpo mesmo produz ou sintetiza.
A diferença e os cuidados que devemos ter com relação a possibilidade de ingestão de proteínas somente por via de alimentos vegetais é descobrir qual é o aminoácido limitante de cada alimento. Aminoácido limitante é aquele que está presente no alimento, mas em menor quantidade. Mesmo que um alimento possua todos os aminoácidos, em diferentes quantidades, aquele que existir em menor quantidade influenciará a absorção dos demais, já que o corpo se limita a absorver todos os demais na mesma proporção deste que aparece em menor quantidade, os aminoácidos em excesso serão transformados em glicose ou gordura.
Daí a importância de manter uma dieta equilibrada e variada, para manter níveis maiores de todos os aminoácidos em cada refeição. Mesclar alimentos de fontes vegetais e animais é a maneira mais simples de equilibrar a sua dieta.
As proteínas presentes no chimarrão pertencem aos 2 tipos de aminoácidos, os essenciais e não essenciais, por isso o chimarrão é uma ótima maneira de você variar seu cardápio, equilibrando o seu consumo de proteínas.
Neste texto você aprendeu mais sobre as caraterísticas da Ilex paraguariensis, a planta que dá origem à erva-mate chimarrão e ao tereré. Se você perdeu algum artigo, encontre mais neste link https://tertulia.com.br/novidades/.
Fique atento também às redes sociais da Tertúlia, para saber quais assuntos vamos abordar nas próximas leituras. Nos vemos lá!
https://www.facebook.com/TertuliaBrasil | https://www.instagram.com/ervamatetertulia/.