A preservação da fauna
Após apresentarmos 4 programas do Ciclo da Gestão Sustentável Tertúlia, onde abordamos O Cultivo da Erva-Mate em Consórcio com Plantas Nativas (leia aqui), A Reconstituição de Riachos e Nascentes (leia aqui) A Cobertura Verde do Solo (leia aqui) e por fim, A Preservação de Matas Existentes (leia aqui), vamos aprender mais sobre o programa da Preservação da Fauna.
Este programa é um dos que mais chama a atenção, porque dentro do ecossistema que se forma com a floresta formada a partir dos programas anteriores, é o que mais depende do equilíbrio ecológico, sem a floresta e alimento disponíveis, desde vegetação até insetos e pequenos animais, não haveria condições do retorno de animais de maior porte.
Pela mobilidade que estes animais possuem, estando totalmente livres na área de plantio, ao vê-los transitando pelo meio dos ervais gera-se uma grande satisfação e alegria a todos que trabalham na manutenção e colheita da erva-mate.
Entre os frequentes avistamentos se encontram espécies de cervos, tatu, cutia, porco-espinho, esquilo, diversas aves de médio e grande porte como coruja, tucano, gavião, pica-pau, entre outras. Sem falar da presença dos felinos que estão no topo da cadeia alimentar da região, que é o caso da jaguatirica.
Ano após ano a frequência dos avistamentos é maior e ocorrem geralmente nas proximidades de áreas frutíferas, onde a presença dos animais é maior, em busca de alimento.
Entre as aves, é importante destacar que na natureza elas são as responsáveis pelo plantio da erva-mate ao ingerirem os frutos e defecarem a semente já escarificada. A escarificação é o processo de raspagem da semente, desgastando o tegumento, a fim de tornar a semente mais permeável à água e ao oxigênio e assim permitir uma germinação mais rápida.
É neste rico ambiente, com um ciclo natural completo que se desenvolve a erva-mate Tertúlia, a mesma erva que chega até o seu chimarrão!
Para saber mais sobre os programas da Gestão Sustentável Tertúlia, acesse: https://tertulia.com.br/meio-ambiente/.
Fique atento também às redes sociais da Tertúlia, para saber quais assuntos vamos abordar nas próximas leituras.
Nos vemos lá!